quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estamos na era da globalização, da exploração dos diversos meios e recursos que podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem, mas as escolas em geral ainda preferem permanecer apenas na verbalidade.
Em exemplo, temos a imagem que é uma forte ferramenta auxiliar no processo educativo. Quando falamos em imagem, não estamos nos referindo apenas às imagens levadas pelo professor à sala de aula, mas sim a todas as imagens que vale ressaltar, são múltiplas e de diferentes origens. Estamos rodeados de tão grande número de imagens, imagens estas que interpretam o mundo, e nos permite formular conhecimentos e saberes que não são ensinados e aprendidos explicitamente.
Nessa perspectiva, em que as imagens passam a ser algo a ser entendido, se comparando a um texto a ser lido, ou a sensações e sentimentos a serem sentidos, percebemos que não entender o significado das imagens pode significar um problema tão profundo quanto às dificuldades existentes na leitura, posto que VER a cultura passa a ser o mesmo que a entender.
Porém, apesar de vivermos em um contexto mundial cada vez mais visual, as pessoas em geral, talvez por falta de habilidade/preparação, recebem essas imagens sem uma visão reflexiva. É necessário envolver os alunos, preparando-os de forma adequada a lidar com as imagens, visto que o trabalhar com imagens ajuda a desenvolver o olhar crítico do aluno, pelo fato deles estarem em constante contato com as mesmas.

Um comentário:

  1. Além disso é interessante ressaltarmos aos nossos alunos que somos seres transmisores e receptores de imagens, e ao mesmo tempo que passamos a nossa imagem para o outro, recebemos outras como resposta. Assim, também devemos direcionar o olhar dos nossos alunos para essa transmissão de imagens.

    ResponderExcluir